redirecionamento

Publicidade

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fim de mandato: pela primeira vez, prefeito de Caicó atrasa pagamento


O prefeito de Caicó, Bibi Costa deixou chegar o fim do  mandato para fazer uma disfeita com o funcionalismo municipal.

Como de costume o prefeito anunciou no seu programa na última quarta-feira que o pagamento do funcionalismo estaria depositado nesta sexta-feira(30), mas para a surpresa dos servidores da saúde e  educação as contas estavam zeradas.

Segundo informações repassadas ao blogue o dinheiro só sairá quando a Prefeitura receber mais uma parcela do FPM.

Fonte: Robson Pires
 

Denarc faz apreensão de drogas na Região Oeste do RN


 
Agentes da Polícia Civil da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) recebeu denúncia de populares informando que um elemento estaria comercializando em uma residência na Rua Maria Alba de Oliveira, bairro Aeroporto II em Mossoró.

Os policiais foram até o local por volta das 14 horas desta sexta feira, 30 de Novembro de 2012, e encontraram o elemento por nome de Alef Evangelista Gurgel Bezerra, 19 anos de idade, partindo o entorpecente. Na casa do mesmo foram encontradas cerca de 50 pedras de crack, dois papelotes de maconha, R$70,00 em dinheiro fracionado, além de sacos para a embalagem da droga e materiais que caracterizam o trafico. 

Alef assumiu que todo os produtos encontrados estava em sua posse. A esposa do mesmo que estava na casa no momento da ação, foi detida para prestar esclarecimentos e em seguida foi liberada. Em sua versão o acusado disse que não estava vendendo drogas e disse que sua esposa não sabia da existência da droga na residência. Alef foi encaminhado para a DENARC onde foi atuado pelo artigo 33 (Tráfico de Drogas) pelo Delegado interino Dr. Rafael Arraiz.
 

 

Lembra Dele? Maior artilheiro do Flu, Waldo lembra gol igual ao de Ronaldo

Waldo ex-atacante Fluminense arquivo (Foto: Arquivo / Ag. O Globo)
waldo especial fluminense (Foto: Marcio Mará/Globoesporte.com)
O olhar de lince parece o de um atacante ainda em campo diante dos zagueiros na área. Waldo Machado da Silva dá a impressão de ainda querer fugir, arisco, da marcação. Aos 78 anos, o maior goleador da história do Fluminense esconde no andar lento de hoje a velocidade no arranque que infernizava os marcadores nos anos 1950 e 1960. Forte, bom cabeceador, melhor ainda no arremate com a perna direita, mostra no sotaque misturado do português com o espanhol que virou cidadão de dois países. Amado primeiro no tricolor carioca, depois no Valencia, time para o qual se transferiu e cuja cidade escolheu para viver por toda a vida, o ex-atacante está de volta ao Rio para o lançamento do livro "Waldo, o artilheiro", de autoria de Valterson Botelho, neste sábado, a partir das 10h, na sede do Fluminense.

Em 2010, Waldo já havia retornado ao Brasil para matar saudade dos amigos que deixou nas Laranjeiras. Caminhar pela sede faz o eterno ídolo tricolor lembrar dos bons momentos que viveu no futebol brasileiro. Dos 319 gols que marcou com a camisa tricolor nos 403 jogos - nenhum de pênalti -, dois guardam história curiosa pela semelhança com um lance genial do repertório de Ronaldo Nazário de Lima. Sabe aquela malandragem de ficar na área esperando o goleiro botar a bola no chão, vir por trás, lhe roubar a bola e mandá-la para o fundo das redes? Pois bem. O Fenômeno fez isso em 1993, com o lendário arqueiro uruguaio Rodolfo Rodríguez. Era o último gol na goleada por 6 a 0 do Cruzeiro sobre o Bahia. Pois bem... Waldo não fez só uma, mas duas vezes a mesma jogada, quase 50 anos atrás do pentacampeão mundial.



Já temos 14 atletas para 2013', diz superintendente de futebol do ABC

Goiás x ABC, Raul e Amaral (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)

Após uma semana de muita movimentação nos bastidores do ABC em função da eleição presidencial, parece que o foco do clube voltou para a pré-temporada. Contratações e renovações a pedido do treinador Givanildo Oliveira já resultaram em 14 jogadores confirmados para 2013, segundo o superintendente de futebol, Cléber Romualdo.

Os novos atletas alvinegros seriam o volante Marabá, que vem do Pelotas, o meia Diogo Barcelos, do Sport e o atacante do Icasa, Canga. Esses jogadores já teriam pré-contrato assinado com o Mais Querido. Considero oficializada a situação desses três nomes porque eles já acertaram por escrito com o clube garante o superintendente de futebol




Médicos vão tentar reduzir estômago de jovem com 280 kg em seis meses


Francisco obeso Bahia Serrinha (Foto: Berna Farias/Ascom HGRS) 
 
O jovem baiano de 23 anos, que Pesa 280 quilos e tem 1, 60 m de altura, portador da Sindrome Prader-Willi, que gera apetite excessivo, deverá passar por uma cirurgia bariátrica para reduzir o estômago em seis meses, segundo informou Osmário Salles, chefe do setor de endocrinologia do Hospital Geral Roberto Santos, onde o paciente está internado. Salles explicou ao G1, nesta sexta-feira (30), como deverá acontecer procedimento, que é de alto risco, por conta do estado grave de saúde de Francisco Araújo Júnior.
 
O paciente tem 280 quilos, já chegou com infecção respiratória, infecção de pele. Nós estamos tratando essas infecções. No tratamento vai ser colocado um balão intragástrico. Esses pacientes desenvolvem muita dilatação gástrica, mas não tem jeito. Vamos tentar colocar o balão e esse paciente vai ficar seis meses com ele. É o tempo que a gente vai tratando ele clinicamente. Após seis meses, perdendo peso, nós vamos fazer a cirurgia bariátrica, que também nessa situação é extremamente grave. Há pouca experiência e a mortalidade é muito grande da cirurgia bariátrica nesse tipo de paciente [obeso]", relatou o médico.

Segundo Salles, a síndrome que Francisco Júnior possui é rara e pode ser identificada enquanto o feto ainda está na barriga da mãe. "Os obesos tem uma causa endócrina ou uma causa genética para a sua obesidade. O nosso paciente tem a principal síndrome da obesidade associado à genética. Se fizer o ultrassom, são aqueles fetos com pezinho pequeno, mãozinha pequena. Quando nasce, é uma criança extremamente hipotônica, com fraqueza, com dificuldade em sugar o seio da mãe", explicou.

Entre os dois e três anos, a criança começa a apresentar apetite excessivo por conta da doença e passa a engordar de maneira acelerada. "Elas não param de comer. Além disso, ela tem uma fraqueza muscular intensa. Essas crianças desenvolvem atrofia muscular muito grande, osteoporose, má formação esquelética, baixo QI [quociente de inteligência]. Esses pacientes dificilmente passam dos 40 anos", apontou.
 
 

Roberto Germano reúne sua futura bancada de vereadores


O prefeito eleito de Caicó, Roberto Germano (PMDB) reuniu os oito vereadores eleitos e reeleitos, que irão compor sua bancada de apoio a partir de janeiro na Câmara. A reunião, que aconteceu nas dependências da Adese nesta manhã de sexta-feira (30), reuniu os peemedebistas Lobão Filho, Júlio Gregório, Djalma Mota e Batata, além de Zé Maria (PR), Odair e Rubão (PSDC) e Mancuso (PHS).

Na oportunidade, o prefeito discutiu alguns projetos que pretende enviar para a Câmara, já a partir dos primeiros meses de sua administração, e contou com a compreensão de todos os vereadores apoiadores. Sobre ter maioria na Câmara, Roberto reconheceu ser o desejo de qualquer prefeito, mas não acredita que os demais vereadores prejudiquem o funcionamento de sua administração.

“Todos os vereadores, independente se nos apóiam ou não tem compromisso com Caicó, e não acredito que teremos maiores dificuldades de relacionamento com todos. Até porque os projetos que enviaremos para a Câmara serão de interesse da coletividade”, disse.



Justiça nega pedido de retirada de frase religiosa de notas


 

A Justiça negou o pedido do Ministério Público Federal de São Paulo para retirar a expressão ‘Deus seja louvado’ das cédulas do real. Segundo a decisão judicial, a menção a Deus nas cédulas ‘não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença’, afirma a decisão sobre a ação.

Segundo a Folha, o Banco Central defende que este tema deve ser debatido pelo Conselho Monetário Nacional e que há ‘inexistência de verossimilhança das alegações e que estas não violam os princípios constitucionais do Estado Laico e da liberdade religiosa’.

O pedido de retirada da expressão causou polêmica sobre a possível alteração das notas de real. Um dos críticos foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), responsável por incluir a frase nas cédulas da moeda brasileira enquanto presidente da República, em 1986. Sarney classificou a ação como ‘falta do que fazer’ do Ministério Público. 

A Igreja Católica também criticou a ação. ‘Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?’, afirmou, em nota, dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.





Dom Heitor participa de evento neste final de semana em Caicó


 
O Arcebispo Emérito de Natal e ex-bispo de Caicó, Dom Heitor de Araújo Sales, chega a Caicó neste sábado para participar da celebração eucarística em ação de graças pelos 25 anos da instalação da Pastoral da Criança na Diocese de Caicó.
 
A missa será celebrada no Ginásio Nonozão no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana em Caicó pelo Administrador Diocesano Padre Ivanoff  Pereira e presidida por Dom Heitor.  Neste domingo não haverá a tradicional missa na Igreja do Rosário.
 

 
 

Prefeito-eleito de Caicó, Roberto Germano, poderá reduzir secretarias municipais

 

Do prefeito-eleito de Caicó Roberto Germano (PMDB) ao ser indagado sobre a formação do seu secretariado em entrevista hoje à Radio Caicó AM:

Tem que ver a questão do limite prudencial, se vai dar pra nomear todos os secretários de uma vez ou não vai dar, se vai precisar de uma redução. Nós estamos primeiro recebendo todas as informações da equipe de transição, pra que a gente possa, com os pés no chão, definir tudo isso, conversando com os aliados”.
  


Ministro do esporte considera Arena das Dunas estádio mais bonito da copa

Aldo Rebelo disse que Natal está apto a receber a Copa de 2014 (Fábio Cortez/ArquivoDN/D.A Press)

Em visita a Natal nesta sexta-feira (30) para dois eventos internacionais, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, revelou que considera Arena das Dunas como estádio mais bonito entre 12 da Copa do Mundo da Fifa no Brasil.

Aldo Rebelo está na capital potiguar para participar da assembleia ordinária anual do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude) e abrir Jogos Sul-Americanos Escolares 2012, sediados em Natal e em João Pessoa (PB).

Em entrevista concedida nesta manhã, o ministro disse que acompanha semanalmente os dados que lhe são enviados quanto ao andamento das obras do Arena das Dunas. 

Dissolvendo ainda mais qualquer dúvida sobre a partipação de Natal na Copa de 2014, Aldo Rebelo afirmou que "a cidade tem plenas condições de sediar o evento e acredito que tudo ficará pronto a tempo para a Copa".

O ministro enfatizou ainda que os XVIII Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão abertos em Natal nesta noite e vão até o dia 6 de dezembro, servirão como um teste para a cidade. "Poderemos ver a capacidade de Natal em sediar um evento a nível internacional".

CRUZETA ESTÁ DE LUTO PELA PERCA DE UMA GRANDE PROFESSORA

 
Hoje a cidade de Cruzeta amanheceu mais triste, pela perca da professora Claudia Pereira que ensinava no colégio municipal Ana Assis em Cruzeta-Rn. Uma professora sempre dedicada a seus alunos, que agora sentirão muitas saudades. Infelizmente a professora Claudia não resistiu a luta contra o câncer. 

O blog se solidariza com seus familiares e amigos nesta hora difícil, e que Deus ilumine sua alma. 


Homem armado assaltou agência dos correios da cidade de Ipanguaçu/RN

 
Na tarde de hoje 30 de novembro por volta das 13:30hs foi assaltada a agência dos correios da cidade de Ipanguaçu.

Segundo informações são que apenas um elemento moreno de tatuagem no braço(ou uma manga longa com desenhos de tatuagem) entrou na agência de arma em punho, o mesmo estava de camisa com mangas longa branca.

Após o assalto o meliante fugiu em uma moto preta sem placa e de capacete vermelho. Policiais estão realizando diligências na tentativa de localizar o ou os meliantes.
 
Fonte: Focoelho 
 

Acari recebe pela 3ª vez seguida o prêmio SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO

Prefeito Tom recebendo o prêmio
O SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Através do Selo, são desenvolvidas as capacidades dos gestores municipais e atores sociais, monitorados e avaliados as políticas e o impacto da gestão municipal e da participação social na vida de meninos e meninas.
Ao todo, o processo do SELO UNICEF dura 36 meses, período em que o nosso município se movimentou traçando metas, mobilizando a sociedade civil, desenvolveu projetos em busca dos objetivos elencados, além de acompanhar a situação por meio de indicadores, fóruns e audiências públicas. 

Hoje, Acari recebe o reconhecimento internacional do UNICEF por garantir a qualidade de vida das crianças e adolescentes de nossa cidade, por ter desenvolvido e avançado nas ações voltadas a três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas e Participação social. O evento de certificação dos municípios que conquistaram o Selo ocorreu hoje, em Brasília contando com a participação de 46 municípios finalistas do RN. O nosso município mais uma vez foi certificado por implementar e aprimorar programas e políticas de atenção à infância e a adolescência. Esse tributo ocorreu, também, nas edições de 2006 e 2008 fazendo de Acari – Município TRI-CAMPEÃO DO SELO UNICEF. 

Neste momento, o Prefeito Municipal Antônio Carlos Fernandes de Medeiros encontra-se em Brasília na cerimônia de entrega de certificados aos municípios vencedores e externa sua felicidade em possibilitar serviços de excelência na vida das nossas crianças e adolescentes. Esse mérito só foi possível pela participação e envolvimento de toda comunidade que se sensibilizou pela causa e fortaleceu a corrente em favor do trabalho que garantia os direitos das meninas e meninos de nossa cidade. 

Tornamos público nossa gratidão e reconhecimento ao Prefeito Municipal, ao Presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente, a Comissão Pró-selo, aos mobilizadores, a Câmara Municipal, a sociedade civil, diretores e comunidade escolar. Enfim, aos atores sociais e todos que contribuíram para o sucesso dessa iniciativa que encheu de vida, entusiasmo e expectativas o futuro dos nossos pequeninos. 

Com muita honra, 
Francinete Ferreira de Azevedo Souza 
Articuladora do SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO. Edição 2009 - 2012.


Acariense conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

 
O jovem estudante acariense da Escola Estadual Dr José Gonçalves de Medeiros, Darlan Macêdo, é verdadeiramente um "Fera na Matemática". O estudante, filho de Judismar e Denyse Macêdo participou da OBMEP 2012 (Olimpíada Brasileira de Matemática) que reúne alunos de todo o Brasil. E para a alegria de todos os acarienses e principalmente de seus professores e familiares, Darlan conquistou uma medalha inédita para a Educação de Acari, o jovem obteve um ótimo desempenho e ganhou a MEDALHA DE OURO da Olimpíada.
 
Só nos resta tirar o chapéu para Darlan e parabenizá-lo por esta vitória, como também parabenizar seus professores que tiveram grande parcela nessa conquista, e sem deixar de fora os pais pelo incentivo aos estudos e apoio em todas as horas. PARABÉNS!
 

Policia paraibana prende acusado de homicídio na zona rural de Bom Sucesso/PB


O GTE (grupo tático especial) da policia civil de Sousa em conjunto com o GTE da cidade de Catolé do Rocha, em cumprimento a mandado de prisão preventivo expedido pelo juiz das execuções penais da comarca de Catolé do Rocha, baseado no Art. 121 do C.P.B., prenderam na madrugada desta terça-feira (27), na zona rural de Sousa, o popular José Ferreira Neto (vulgo Juca), 51 anos de idade, residente no Sítio Várzea de Sousa, zona rural da cidade.

Consta que o "Juca" no ano de 2009 no Sítio Canudos município de Bom Sucesso, assassinou a golpes de foice o agricultor Jurandir Roberto da Silva. O mesmo encontrava-se foragido desde então.

O acusado estava residindo no Setor 7 , Lote 74, Perímetro irrigado das Várzeas de Sousa e na localidade era conhecido como "Seu Antônio", mostrando que tinha real ciência de seu crime e sua real situação de foragido da Justiça.

Após as medidas de praxe, o elemento foi recambiado da cidade de Sousa-PB ao Presídio Padrão da cidade de Catolé do Rocha onde ficara recolhido a disposição da justiça local.

Fonte: Sertão Infomrado
 

 

Açude de São José de Piranhas pode ficar sem água para abastecer a cidade

 
 
São José de Piranhas, situada no Alto Sertão da Paraíba, poderá ser mais uma cidade a sofrer racionamento de água muito em breve. Caso não chova no mês de janeiro, a população poderá sofrer racionamento ou mesmo ficar sem água. Isso porque o açude da Cagepa (São José I) que abastece de água a cidade, poderá secar nos próximos meses.

Segundo o gerente local da Cagepa, Bosco de Lodônio, o manancial está hoje com apenas 28 % do volume de água de sua capacidade máxima. “Por enquanto, está dando para o consumo, mas de fevereiro em diante ninguém sabe”, declarou Bosco.

O açude tem capacidade para armazenar 3 milhões de metros cúbicos de água, mas possui atualmente menos de um terço desse volume, desconsiderando, ainda, o assoreamento da represa.

Com algo em torno de 0,8 milhão de metros cúbicos de água, o açude possui água suficiente para abastecer a cidade durante esse ano, mas a população deve ficar em alerta para um possível risco de colapso com o abastecimento d’água já no início no ano novo.
 
Fonte: Radar Sertanejo 
 

 

Bancada de Roberto Germano reafirma apoio a Lobão na disputa pela presidência da Câmara

 http://www.rosivanamaral.com.br/wp-content/uploads/thumbs.php_.jpg
 
O vereador Lobão Filho (PMDB) já tem, no mínimo 8 votos na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Caicó. Todos os integrantes da bancada de apoio à Roberto Germano reafirmaram nesta manhã de sexta-feira (30) que estão com Lobão na disputa. 
 
Além do seu voto, Lobão já tem confirmados os apoios dos seus colegas de partido Júlio Gregório, Batata e Djalma Mota, além de Zé Maria (PR), Odair e Rubão (PSDC) e Mancuso (PHS).

Além destes oito, Lobão também deve receber os votos de mais dois colegas de Câmara, cujos nomes o candidato a presidente não quis adiantar. 

Fonte: Marcos Dantas


São João do Sabugi e Ipueira têm o terceiro apagão em dois meses

 
No dia 11 de outubro de 2012 as cidades de Ipueira e São João do Sabugi ficaram horas sem energia Já no dia no dia 25 para o dia 26 de outubro ocorreu o apagão que atingiu todo o nordeste onde as referidas cidade também foram atingidas. 

Mas recentemente, ontem dia 29 de novembro, ocorreu o terceiro apagão, sendo que esse soma o segundo exclusivamente nas duas cidades em menos de dois meses. Por volta das 18 horas as cidades de Ipueira e São João do Sabugi e parte da zonal rural de Caicó, ficaram quase 6 horas sem energia elétrica, segundo a Cosern devido a problemas em uma chave, desencadeado por um curto circuito.

A energia nestes localidades só foi restabelecida por volta as 23:35 de ontem (29).

 

Hoje tem "Forró da Paquera" no Brisas Balneário, não perca!




Criminosos roubam R$ 150 mil em assalto a agência dos Correios na Paraíba

 
 
Bandidos armados assaltaram uma agência dos Correios na cidade de Belém, Agreste paraibano, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a gerência, cerca de R$ 150 mil foram roubados do estabelecimento. Rondas policiais foram realizadas, mas até as 11h20 (horário local), nenhum suspeito havia sido detido.

Segundo a Polícia Civil, as imagens das câmeras de segurança serão utilizadas para identificar os assaltantes, que entraram na agência mostrando os rostos. Seis homens teriam participado da ação, ameaçaram o gerente e clientes, depois fugiram com destino ignorado.

As imagens serão encaminhadas para abertura de inquérito pela Polícia Federal. “Dois bandidos entraram na agência e os demais ficaram dando cobertura do lado de fora.
 
 Eles fugiram em três motos, as testemunhas não viram o caminho. São muitas rotas de fuga por estradas de terra na região. O valor roubado era alto porque era dia de pagamento de aposentados e pensionistas”, disse o delegado Fábio Facciolo.

Fonte: G1-PB

 

Estagiários do IEL fazem apelo cobrando pagamento do trabalho realizado

Vimos através deste, declarar nossa indignação quanto ao tratamento recebido para com os estagiários do IEL da Prefeitura Municipal de Caicó. Ao procurarmos informações a respeito do dia do pagamento dos mesmos obtivemos a resposta de que não haveria previsão do pagamento deste auxilio o que impossibilita que os estudantes e estagiários honrem com seus compromissos - já que muitos custeiam seus estudos, transporte, alimentação entre outros, com este recurso municipal.

O nosso papel é ir, em busca de nossos direitos, porém estamos encontrando alguns desencontros de informações já que quando ligamos recebemos as mesmas respostas. Ao ligarmos para prefeitura informam "sem previsão", ou então dizem “sexta-feira”, mais o problema é que essa sexta-feira nunca chega. Será que enquanto houver sexta-feira ELES iram prometer pagar na sexta-feira?

Enquanto essa previsão de pagamento não chega, o descaso para com os indivíduos co-participantes desse processo educacional é notório, sem contar com algumas irregularidades que acontecem em nosso município.

Os nossos governantes encontram nos estagiários uma mão-de-obra barata, sem se ater com as necessidades reais de ter um profissional da educação já graduado e em formação continuada. Não queremos com isso desmerecer nossa capacidade, pois temos consciência de que nesse processo precisamos de um referencial para nossas práticas. Regentes ou não, precisamos daquilo que é nosso por direito, já que desempenhamos nosso papel de formador com muito empenho - estamos na luta por uma educação de qualidade e melhores condições de trabalho.

Assim fazemos o seguinte apelo aos nossos superiores: Paguem-nos, do mesmo jeito que todo fim de mês o dinheiro de vocês estão em suas contas, nós gostaríamos que o nosso estivesse em nossas contas também, pois trabalhamos!

Desde já agradecemos aos meios de comunicação que nos deu a atenção necessária neste momento, pois estamos precisando muito.

Atenciosamente,
Estagiários do IEL da Prefeitura Municipal de Caicó - RN

 

Termina nesta sexta-feira prazo para pagamento da 1º parcela do 13º

Termina hoje o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário, de acordo com o Ministério do Trabalho. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro, prevê a legislação.

O valor da parcela corresponde a 50% do salário. Contudo, só receba a quantia integral aqueles que foram admitidos até 17 de janeiro deste ano (a fração superior a 15 dias é tida como mês integral), explica o ministério.

Para quem recebe salário variável, a gratificação deve ser calculada com base na soma das remunerações dos meses trabalhados até o anterior ao do adiantamento (os empregados que recebem parte fixa, ela deve ser somada à parte variável do salário).

Para os admitidos no decorrer do ano, a parcela corresponde a um doze avos da remuneração por mês de trabalho. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda, até o dia 20 do mês que vem.


Tigre segura Millonarios em Bogotá e decide o título contra o São Paulo

Echeverria comemora gol do Tigre contra o Millonarios (Foto: Agência Reuters) 

O Tigre superou a altitude de 2.600 metros de Bogotá e a pressão do Millonarios no fim do jogo  para ganhar o direito de decidir a Copa Sul-Americana contra o São Paulo. Ao empatar em 1 a 1 o segundo jogo da semifinal com o time colombiano, no estádio Nemesio Camacho, a equipe argentina ficou com a vaga por ter feito um gol na casa do adversário. Na primeira partida, na Argentina, a igualdade havia sido com o placar de 0 a 0.

A primeira partida da final será disputada na província de Buenos Aires, na próxima quarta-feira, dia 5 de dezembro. A grande decisão da Sul-Americana será realizada no Morumbi, no dia 12 Dezembro.



Mãe caminha 8 km por dia com os filhos para que eles possam estudar

Doméstica Rosângela de Jesus Oliveira não mede esforços para que filhos estudem, em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Elisângela Nascimento/G1)
A doméstica Rosângela de Jesus Oliveira, de 33 anos, não mede esforços para que seus filhos se dediquem aos estudos. Desempregada, ela percorre todos os dias 8 km para  levar e buscar as crianças na escola. São 4 km de caminhada com os dois meninos, de 7 e 10 anos, e mais uma menina de 1 ano e 3 meses, de casa até a Escola Municipal Jardim Bela Vista, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Quando termina a aula, a família caminha mais 4 km de volta para casa.

Como não tem dinheiro para pegar ônibus e considera ainda mais cansativo voltar para buscá-los no fim do dia, a mãe passa as tardes na calçada em frente à instituição, sentada com o bebê embaixo de uma árvore. São 4 horas de espera até a saída dos estudantes. “O mais importante em minha vida é meus filhos estudarem”, garante.

Os filhos de Rosângela, Ângelo Gabriel, de 7 anos, e Carlos Vitor, que completou 10 anos na última quinta-feira (22), dizem que entendem a importância da educação e prometem recompensar o esforço da mãe em levá-los para a escola. Considerado pelos professores um aluno aplicado e responsável, o mais velho já sabe qual é a profissão dos seus sonhos: “Eu adoro matemática. Vou ser engenheiro mecânico”.
Apesar de ter asma, Carlos Vitor não tem preguiça de andar para frequentar as aulas. 

Não vejo problema não. Mas é claro que eu me canso, ainda mais por causa da asma. Às vezes, eu tenho falta de ar”, diz. Já Ângelo fala que não sente cansaço durante a caminhada e tem gostos diferentes do irmão em relação às disciplinas: “Matemática é horrível. Eu gosto de pintar. E quando eu crescer, quero ser policial da Rotam [Ronda Ostensiva Tática Móvel.




Há 30 dias, Justiça afastava Micarla de Sousa da Prefeitura de Natal

Micarla de Sousa, prefeita de Natal, saindo do Salão Nobre da Prefeitura (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Há exatos 30 dias, a jornalista Micarla de Sousa deixava, através de decisão judicial do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ RN) Amaury Moura Sobrinho, o cargo de prefeita de Natal. Micarla de Sousa foi acusada, pela Procuradoria Geral de Justiça, de participar de um esquema de corrupção iniciado na Secretaria Municipal de Saúde e que se ramificou em outras pastas que compõem a administração da cidade, como a de Planejamento e a de Educação. 

Com o afastamento, o então vice-prefeito Paulinho Freire assumiu a chefia do executivo municipal e herdou problemas de ordem financeira e jurídica. Através de nota publicada pela Prefeitura de Natal, Micarla de Sousa alega inocência.

As primeiras tentativas de retomada do poder pela prefeita afastada, com a impetração de recursos jurídicos, não surtiram o efeito desejado pelos defensores de Micarla de Sousa, que é mantida afastada do Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal. O habeas corpus nº 259383, protocolado pelo advogado Raffael Gomes Campelo junto ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, foi negado pelo ministro convocado Campos Marques.



Palmeiras dispensa Daniel Carvalho e mais quatro e quer liberar 11

 

Mesmo com o título da Copa do Brasil assegurado após quatro anos sem conquistas, o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro marcou a temporada do Palmeiras, a uma partida de encerrar 2012 em baixa. Antes de entrar em campo contra o Santos, a diretoria do clube divulgou uma lista de dispensas nesta quinta-feira, compreendendo cinco nomes que não terão a chance de jogar a Libertadores e a Segundona em 2013.

Leandro, João Vitor, Daniel Carvalho, Betinho e Obina foram as primeiras vítimas do planejamento palmeirense visando à próxima temporada. No início da semana, o gerente de futebol César Sampaio, mesmo com o risco de fazer com que o técnico Gilson Kleina perdesse algumas peças para a última rodada do Brasileirão, anunciou que a divulgação da lista de jogadores liberados seria feito até o final da tarde desta quinta-feira, como cumpriu a assessoria do clube.

Como a informação do horário das dispensas foi informado no início da tarde, o site do Palmeiras chegou a ficar fora do ar na expectativa da divulgação da lista. Além dos cinco dispensados, ficam à disposição para negociação os laterais Fabinho Capixaba e Gerley, o zagueiro Leandro Amaro e o volante Tinga, além de Luís Felipe, Wellington, Patrik, Daniel Lovinho, Tadeu, Pregorari e Carlos.

Ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, apresentado pela Seleção Brasileira para substituir Mano Menezes, o Palmeiras não passou das quartas de final do Campeonato Paulista, tendo sido eliminado pelo vice-campeão Guarani. Na Copa do Brasil, mesmo sob desconfiança, superou Coruripe-AL, Horizonte-CE, Paraná, Atlético-PR, Grêmio e Coritiba para se tornar bicampeão da competição e se consolidar como maior vencedor de títulos nacionais da história.

Eliminado pelo Millonarios-COL nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o time não reagiu no Brasileirão nem motivado pela troca de Felipão por Gilson Kleina no comando técnico. No clube desde a 26ª rodada, o ex-treinador da Ponte Preta não evitou o rebaixamento, mas melhorou a qualidade de futebol do Verdão e, por esse motivo, foi garantido como comandante da equipe para 2013. O treinador, ao lado de César Sampaio, conduziu a limpeza palestrina.

Além das dispensas, a diretoria do clube trabalha na montagem do elenco de 2013 em busca de reforços. Apenas o lateral direito Ayrton, do Coritiba, foi anunciado oficialmente, mas outros jogadores que não tiveram os nomes divulgados já despertam o interesse – Augusto Recife, do São Caetano, ventilado nesta quinta-feira, não é um desses nomes. Por enquanto, os outros “reforços” para a próxima temporada foram a oficialização da permanência de Hernán Barcos e o retorno de empréstimo do volante Souza, do Náutico.

Confira a lista de jogadores que não fazem parte dos planos do Palmeiras para 2013:

Lateral: Leandro
Meias: João Vitor, Daniel Carvalho
Atacantes: Betinho, Obina