redirecionamento

Publicidade

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estaduais: Poder de decisão

 

No Rio de Janeiro, Loco Abreu foi decisivo e ajudou o Botafogo a erguer a Taça Rio com a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, que leva o Alvinegro à final do Campeonato Carioca diante do Fluminense. Em São Paulo, foi Neymar quem roubou a cena ao marcar os três gols do Santos na vitória sobre o São Paulo e levar sua equipe à decisão do Campeonato Paulista. Internacional, Bahia e Ceará também tiveram motivos de sobra para comemorar, enquanto o Cruzeiro sofreu um duro baque. Confira os melhores momentos deste domingo de decisões nos Campeonatos Estaduais pelo Brasil.

Campeonato Carioca

O Botafogo contou mais uma vez com a estrela do uruguaio Loco Abreu, grande nome do jogo que decidiu a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, neste domingo, e ergueu um troféu em seu estádio pela primeira vez após bater o Vasco por 3 a 1. O atacante abriu o placar ainda aos três minutos de jogo, aproveitando a desorganização da zaga vascaína, e repetiu a dose aos 45, quando os dois times já se preparavam para ir para o vestiário. Maicosuel fez o terceiro dos alvinegros aos três da etapa final e Carlos Alberto ainda descontou para os vascaínos aos 35, mas era tarde para uma reação.

Com o resultado, o time de Oswaldo Oliveira menteve uma invencibilidade que já dura 22 partidas e tem encontro marcado para decidir o Campeonato Estadual com o Fluminense - justamente o time que estava do outro lado do gramado na última vez em que o alvinegro experimentou uma derrota, na semifinal da Taça Guanabara (depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis e foi campeão do primeiro turno). Será a primeira decisão do Estadual entre as duas equipes desde 1975, quando o Flu ficou com o título.

Campeonato Paulista

Pelo terceiro ano seguido, o Santos eliminou o São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista e, pela quarta temporada consecutiva, o Peixe está na final do Estadual, desta vez brigando pelo tricampeonato. Tudo graças a Neymar, que teve atuação de gala no Morumbi e marcou os três gols da vitória de sua equipe por 3 a 1 sobre o Tricolor, chegando a 102 gols com a camisa do Peixe - o atacante é agora o terceiro maior artilheiro no clube depois da era Pelé, atrás apenas de Serginho Chulapa e João Paulo, ambos com 104.

O show do camisa 11 começou aos três minutos do clássico, convertendo pênalti sofrido por Alan Kardec. Ele faria mais um ainda no primeiro tempo, aproveitando passe de Ganso, aos 31 minutos. Willian José ainda descontou para o São Paulo aos 18 da etapa final, mas o garoto santista definiu o placar aproveitando falha de Denis aos 32 e mandou seu time direto para decisão. Herói do San-São, Neymar chegou a oito gols em dez gols confrontos contra o Tricolor.

Campeonato Gaúcho
Com alguma confusão e a expulsão do técnico gremista Vanderley Luxemburgo, o Internacional conquistou o título da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho, neste domingo, com a vitória por 2 a 1 sobre o arquirrival no Beira-Rio. O Colorado enfrenta o Caxias, campeão do primeiro turno.

A tensão que envolve todo Gre-Nal esteve mais presente do que nunca no estádio do Inter neste domingo e foi quase tão marcante quanto os gols da partida. O primeiro deles saiu aos 35 minutos, quando Leandro Damião, de costas para o gol, escorou lançamento de Tinga e Dátolo acertou um belo chute cruzado. Com Marcelo Moreno no lugar de André Lima e Marquinhos na vaga de Miralles, o Grêmio voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu empatar aos dez com Uerlei, após cobrança de falta na trave de Fernando. O resultado levava a decisão para os pênaltis e a tensão aumentou, chegando ao ápice com a expulsão de Luxemburgo depois de uma confusão envolvendo a reposição de bola. A ausência do técnico tricolor animou o Inter, que aos 33 minutos fez 2 a 1 com Fabrício e garantiu a conquista do segundo turno.

Campeonato Mineiro

Cruzeiro e América-MG fizeram um clássico eletrizante na Arena do Jacaré, com direito a gol no início do jogo, pênalti perdido e muita movimentação das duas equipes. No final, o Coelho foi mais esperto que a Raposa e venceu por 2 a 1, garantindo lugar na decisão do Campeonato Mineiro contra o Atlétic-MG, que passou pelo Tupi na outra semifinal, no sábado.

Logo no começo da partida, o zagueiro Victorino tentou antecipar uma bola que chegaria para o atacante Alessandro, mas acabou marcando gol contra. Wellington Paulista, que perdeu um pênalti, conseguiu empatar o jogo para o Cruzeiro no primeiro tempo. Na etapa complementar, o avante Fábio Júnior fez o gol da tranquilidade para o América-MG, que confirmou a vaga.

Campeonato Baiano
A facilidade com a qual o Bahia passou pela primeira fase do Campeonato Baiano passou longe do Pituaçu neste domingo. O Tricolor sofreu para vencer o Vitória da Conquista por 1 a 0, pela semifinal do Estadual, mas garantiu sua vaga e agora enfrenta o arquirrival Vitória na decisão do torneio.

Precisando vencer para se classificar, já que havia perdido o primeiro jogo por 1 a 0, o Bahia não tinha outra alternativa senão atacar o Vitória da Conquista. Mesmo assim, parou nas boas defesas do goleiro Rodolfo. Na segunda etapa, o Bahia continuava com maior posse de bola, mas ainda não conseguia abrir o placar. A sorte só começou a sorrir para o Tricolor no final do jogo, quando Júnior Gaúcho foi expulso, depois de cometer falta em Gabriel. Aos 44 minutos, Rafael Donato marcou de cabeça e levou o Bahia à decisão.

Outros estaduais

Foram muitas partidas decisivas pelo Brasil. Pelo Campeonato Cearense, sem grandes sustos, o Ceará goleou o Tiradentes por 4 a 0 no Presidente Vargas e terá o arquirrival Fortaleza na decisão do Estadual. Mesmo sem jogar bonito e empolgar o torcedor que foi à Ilha do Retiro, o Sport segurou o empate por 0 a 0 diante do Náutico e está na decisão do Campeonato Pernambucano, esperando o vencedor do duelo entre Salgueiro e Santa Cruz.

Em Chapecó, o Avaí virou para cima da Chapecoense, que tinha a vantagem do empate, e com a vitória por 2 a 1 se garantiu na decisão do Campeonato Catarinense, contra o vencedor do duelo entre Figueirense e Joinville. No Serra Dourada, o Goiás venceu o clássico com o Vila Nova por 3 a 0 e agora encara o Atlético-GO em busca do título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário