redirecionamento

Publicidade

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

2012 Acidentes de moto viram ‘epidemia’



Os corredores dos hospitais Walfredo Gurgel, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, atestam a gravidade em que se transformou a questão de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. O quadro é alarmante e, segundo estimativa de profissionais da saúde que trabalham na recepção dessas unidades, cerca de 80% dos atendimentos realizados no setor de ortopedia são de pessoas envolvidas nesse tipo de ocorrência. Seja na capital ou em municípios do interior do Rio Grande do Norte, o número de acidentes é crescente e diretamente  proporcional ao aumento da frota de motos, à imprudência e à violência no trânsito.

“Nos fins de semana, esse índice chega a 90% devido o consumo de álcool”, informou o médico ortopedista e traumatologista Ramon Teixeira, que atende na urgência do Pronto Socorro Clóvis Sarinho/HWG. Na opinião dele, é “fundamental normatizar” a venda e o uso das motos: “Não dá para vender para qualquer um; na mão de pessoas sem treinamento a moto se torna uma arma. É um meio de transporte inseguro e precisa haver restrições para conter o crescimento geométrico dos acidentes”, acredita.

Teixeira também aponta para a necessidade de se promover melhorias no sistema de transporte público, um dos motivos que incentivam a aquisição de motos. “Muito se fala no desenvolvimento da indústria automobilística, mas se analisarmos sob a ótica econômica questiono o tamanho do impacto e os custos que um acidente gera para toda a sociedade”, disse o médico, ressaltando que a problemática interfere não só na demanda dos hospitais como no sistema previdenciário e na própria estrutura familiar.

Para ilustrar sua preocupação, Ramon Teixeira cita como exemplo casos comumente vistos em cidades do interior: “Imagine uma pessoa que até ontem andava de carroça, passa a pilotar uma moto do dia para a noite devido às facilidades de financiamento. Não há preparo nenhum, e em muitos lugares o uso do capacete nem é obrigatório. É uma realidade bem complicada e a tendência não é animadora”, lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário