redirecionamento

Publicidade

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Consult: 47,9% da população rejeita Rosalba e 71,7% desaprova governo

 
A um ano e meio antes das eleições de 2014, surgem os primeiros números para o pleito que vai definir a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Segundo o instituto Consult, 80,71% da população ainda não sabe em quem vai votar. Mas, apesar da indefinição, 47,9% afirmam que não votarão na reeleição da democrata. O alto índice de rejeição é confirmado quando a pergunta é sobre a administração democrata. Hoje, 71,7% dos potiguares desaprovam a gestão rosalbista.

A pesquisa, feita por iniciativa do próprio instituto, foi realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro, e contou com 1,7 mil entrevistas. A metodologia empregada seguiu o método quantitativo. Ao todo, a área de abrangência atingiu as 10 regiões do estado, sendo representado por 58 municípios. Os resultados do levantamento estão sujeitos a um erro máximo de 2,3% para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%.

Na pergunta não estimulada, além da indefinição de mais de 80% dos eleitores, outros 4% citaram a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) como a preferida. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB) surge com 3,18%, seguido pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) com 2%. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem apenas 1,82% e o vice-governador Robinson Faria (PSD) 0,94%.

Quando questionados em quem não votariam para o governo em 2014, a governadora conquista uma liderança folgada. Enquanto 47,9% rejeitam Rosalba, apenas 13,4% dizem não votar de “maneira alguma” na vice-prefeita Wilma de Faria. Em terceiro aparece o deputado federal Henrique Alves (PMDB), com 4,4%, seguido pelo vice-governador Robinson Faria com 3,8%. Garibaldi (3,4%) e Carlos Eduardo (2,4%) completam a lista. As opções “todos” e “não sabe dizer” somaram 26,7%.

A Consult quis saber ainda se os eleitores aprovam ou desaprovam, “de uma maneira geral”, o governo Rosalba. Como foi dito acima, 71,71% foram desfavoráveis a democrata, enquanto apenas 18,53% disseram aprovar o governo. “Sem opinião formada” atingiu 9,76%.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário