redirecionamento

Publicidade

terça-feira, 30 de abril de 2013

Deco é pego no exame antidoping


Deco foi pego no exame antidoping na tarde desta terça-feira. Na urina do jogador foi flagrada a substância Furosemida, diurético presente em vitaminas vendidas em farmácia de manipulação. O exame foi feito após a vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, pela 4ª rodada da Taça Rio. 

A assessoria do meia confirmou que ele testou positivo, mas não se pronunciou quanto à substância encontrada. Deco sequer viajou com a delegação do Fluminense para o Equador, onde o time enfrenta o Emelec na quinta-feira, pelas oitavas de final da Libertadores. Um caso recente de doping no Brasil com a mesma substância foi com Cesar Cielo, em 2011. O nadador, na época, escapou de uma suspensão e foi apenas advertido.

Deco corre o risco de ser suspenso preventivamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), que adotou a mesma medida no doping envolvendo o meia Carlos Alberto, do Vasco. O jogador do Fluminense está reunido com advogados para tomar providências contra o laboratório. Ele faz uso da vitamina há muito tempo e acredita que o último frasco estaria contaminado. Nesta quarta-feira, o meia deve se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Em curta nota oficial divulgada na noite desta terça, o Fluminense avisa que só vai se pronunciar sobre o assunto na próxima sexta, quando sairá o resultado da contraprova.

Questionado sobre o assunto, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, disse que vai esperar pelo resultado da contraprova para um pronunciamento oficial.

Não temos conhecimento oficial desses dados, pois a federação não se manifesta sem resultado oficial, mas vamos encaminhar para os órgãos competentes quando tivermos oficialmente o resultado da contraprova. É um diurético comercialmente conhecido como lazix. É um diurético usado por milhões de pessoas, pelos hipertensos. E tem sua indicação médica, como qualquer remédio. E como bem indicado, o princípio básico é de preservação da saúde. 

São questões que precisam ser analisadas antes de rotularmos o atleta como dopado. Nós não estamos aqui na época de caça às bruxas. Numa situação em que o indivíduo comete homicídio, até que prove o contrário é inocente. No antidoping é tido como culpado até que prove o contrário - contou, em entrevista à Rádio Tupi.

O Fluminense está em meio à viagem para Guayaquil, no Equador, onde tem desembarque previsto para 20h (de Brasília).



Nenhum comentário:

Postar um comentário