redirecionamento

Publicidade

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cidades paraibanas e potiguares recebem exposição fotográfica sobre o vaqueiro seridoense de gibão de couro

 

No dia 15 de abril o município de Pedra Lavrada, no interior da Paraíba, deu início ao projeto de circulação Fragmentos de uma Tradição | Circulação e Diálogo, foto-documentário realizado pelo Coletivo Byreçá Foto Potiguar, formado pelos fotógrafos Pablo Pinheiro, Tiago Lima e Alex Fernandes. Outros dois municípios paraibanos receberão a exposição: Picuí e Nova Floresta.

Trata-se de uma pesquisa que começou em 2011, tendo foco nos vaqueiros do Seridó paraibano e potiguar. “Descobrimos o universo encantador dos vaqueiros tradicionais do Seridó e resolvemos empreender uma série de viagens à região, que acabou por se tornar o ponto de partida de uma pesquisa fotográfica documental em torno da figura do vaqueiro de gibão de couro, personagem símbolo do sertão nordestino”, explica Pablo, que  integra o coletivo.

O foto-documentário recebeu incentivos do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES 2012 para a circulação na Paraíba e Rio Grande do Norte. Além da exposição Fragmentos de uma Tradição, que conta com 20 fotografias e passará 14 dias em cada cidade, o projeto contempla as oficinas “Olhar Fotográfico” e “Fotografia e Educação”, que serão ministradas gratuitamente para os moradores da região.

Além dos três municípios paraibanos, serão contempladas também três cidades potiguares: Taipu, São Miguel do Gostoso e Poço Branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário