redirecionamento

Publicidade

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dom Jaime Arcebispo de Natal reafirma nova postura



Superar e transformar as estruturas arcaicas da Igreja bem como posicionar-se com despojamento e simplicidade indo em busca do outro. Para o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, essa foi a principal orientação que o papa Francisco deixou para bispos e padres do mundo inteiro durante a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

Os discursos e afirmações do pontífice geraram ainda a reflexão sobre a perda de fieis na maior instituição religiosa do mundo. “A Igreja está bastante distante das pessoas, das periferias”, afirmou Dom Jaime. 

Ontem à tarde, o arcebispo recebeu a imprensa para comentar sobre a visita do papa ao Brasil. Dom Jaime ressaltou vários aspectos dos 26 discursos proferidos durante a JMJ, entrevistas concedidas à jornalistas e dois encontros com bispos brasileiros e sulamericanos. “O papa nos instou muito para a atenção do despojamento, simplicidade, não nos submetermos a uma mentalidade de príncipes na igreja, mas de servidores, de pobres, que estejam junto do povo. A grande mensagem é essa: sair de si, abrir-se, ir ao encontro. Levar nosso Senhor às pessoas”, comentou.

Comportamento

Para Dom Jaime, o legado da visita do papa se constitui de um material bastante vasto. O arcebispo afirmou que foi lançada uma nova realidade para o clero. “Não podemos continuar como se a Igreja não tivesse uma nova postura”, disse.

Uma das grandes mensagens do papa, segundo Dom Jaime, é a coerência. “Certamente, depois dessa JMJ, nós [o clero] seremos bastante cobrados. Cada um de nós, ordenados, vai se lembrar que o papa nos transmitiu a mensagem e seremos comparados a ele”, frisou.

Polêmicas

Com relação às polêmicas sobre o casamento homoafetivo, métodos anticonceptivos e ordenação de mulheres, Dom Jaime frisou que a doutrina da Igreja Católica continua a mesma. “O papa falou de pontos polêmicos, porém, ressaltando: tudo que é doutrina e tradição, permanecem para sempre”.

Um dos pontos passível de discussão é o matrimônio de divorciados. “A questão do matrimonio é sério porque envolve a família. Devemos ver o que é questão pastoral ou o que faz parte do conjunto da nossa fé, dogma. O que é de aspecto pastoral podemos passar do “não pode” para “como podemos fazer”’, colocou.

Homossexuais

“O papa falou e citou o Catecismo católico. Lá existe a palavra da igreja sobre os homossexuais: tratar com respeito, nunca fala em preconceito”, disse Dom Jaime com relação a uma das declarações do papa que ganhou repercussão internacional. “Na sociedade, e mesmo na Igreja, havia uma compreensão bastante radical. Vem o papa e diz que não pode julgar”, lembrou. O arcebispo disse ainda que Igreja Católica jamais vai assumir a postura de condenação e preconceito. “A Igreja deve preservar o respeito à dignidade das pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário