redirecionamento

Publicidade

quarta-feira, 3 de junho de 2015

TEM JEITO? RN é terceiro estado do país com maior aumento de população carcerária: 161%


O Rio Grande do Norte foi o terceiro estado a registrar maior aumento da população carcerária do país. De acordo com o “Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria-Geral da Presidência da República, houve um crescimento de 161% de presos entre 2005 a 2012 no RN.

Este valor é mais que o dobro da média de aumento dos presos no Brasil. A população prisional brasileira cresceu 74% em sete anos. Em 2005, o número de presos no país era 296.919. Sete anos depois, passou para 515.482 presos.

A população prisional masculina cresceu 70%, enquanto a feminina aumentou 146% no mesmo período. Em 2012, aproximadamente um terço dos presos estava encarcerado em São Paulo.

De acordo com o levantamento, 38% dos presos estão sem julgamento. Pelo menos 61% deles foram condenados e 1% cumpre medida de segurança. Entre os condenados, 69% estão no regime fechado, 24% no regime semiaberto e 7% no regime aberto.

O RN ficou atrás apenas de Minas Gerais e Espírito Santo. Em Minas Gerais, segundo estado em população encarcerada, o número de presos cresceu 624%. Já no estado capixaba este valor aumentou em 182%. O Rio Grande do Sul teve o menor crescimento, 29%.

O relatório aponta que 13 estados tiveram crescimento acima da média nacional. Depois do Rio Grande do Norte vem Amazonas (126%) e Tocantis (125%).

Em 2012, a população carcerária potiguar era de 5845 apenados. É o quarto maior do Nordeste, perdendo apenas para Pernambuco, Ceará e Bahia. Na região nordestina foram registradas 86 mil pessoas presas.

O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça. Segundo o estudo, o crescimento foi impulsionado pela prisão de jovens, negros e mulheres.

Portal no Ar
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário